Saúde de Marília altera método de divulgação das notificações de covid-19

O novo boletim será divulgado de forma quinzenal, por meio do Portal da Transparência Municipal. Foto: Reprodução/Internet

A Vigilância Epidemiológica de Marília, coordenada pela Secretaria da Saúde, publicou uma alteração na forma de divulgação dos casos de covid-19 no município. Agora, os números serão publicados juntos às demais SRAGs (Síndromes Respiratórias Agudas Graves), sem distinção entre eles.

A mudança foi divulgada nos últimos documentos de notificação compulsória da pasta, que informa que o “Boletim Covid” será substituído pelo “Boletim de SRAG”. Ele será disponibilizado quinzenalmente, no Portal da Transparência do município.

“A vigilância de SRAG monitora os casos hospitalizados e óbitos por SRAG, com o objetivo de identificar os vírus respiratórios circulantes. Nem sempre é possível identificar o vírus respiratório do indivíduo”, consta no documento.

Entre os vírus que serão contabilizados na nova forma de publicação estão o da influenza, SARS-CoV-2, VSR (vírus sincicial respiratório), rinovírus, adenovírus, entre outros.

“Independentemente do vírus, essas infecções geralmente apresentam um quadro clínico muito semelhante, de modo que a confirmação da identificação se baseia no diagnóstico laboratorial”, afirma a Vigilância Epidemiológica.

MUDANÇA /Pela nova forma de divulgação dos dados, não será possível diferenciar o tipo de infecção confirmada por meio dos exames – apenas o número total de casos onde foram obtidos o diagnóstico e casos notificados. A mesma situação reflete na publicação do número de óbitos.

NÚMEROS /Ainda de acordo com o último boletim expedido pela Vigilância Epidemiológica, que compreende o período de 1º de janeiro a 1º de junho de 2024, a cidade de Marília contabiliza 780 notificações de SRAG, sendo apenas 173 com vírus identificados.

Já os óbitos totalizam 17 para situações onde os vírus causadores foram identificados e 47 para não identificados.

Leia também