Saúde de Ocauçu convoca pais para vacinação de crianças contra a covid-19

Centro de Saúde Augusto Destro tem doses contra a covid disponíveis à população. Foto: Taís Iatecola

A Saúde de Ocauçu faz convocação para que pais e responsáveis de crianças de seis meses a menores de cinco anos compareçam no Centro de Saúde para vacinação dos pequenos contra a covid-19. A partir deste ano, a vacina contra a doença faz parte do Calendário Nacional de Imunização e, assim, crianças nesta faixa etária devem realizar o esquema vacinal com três doses.

Apesar da inclusão no calendário, a adesão ainda está baixa, segundo informa a auxiliar de enfermagem que atua na Sala de Vacinas do equipamento de saúde de Ocauçu, Eliane Santana. “A procura ainda está pequena e os pais precisam entender a importância dessa proteção. Basta comparecer ao Centro de Saúde com a carteirinha das crianças. Aqueles que integram grupos prioritários, como idosos e imunocomprometidos, que ainda não receberam a sexta dose de reforço também devem vir até o posto”, orienta a profissional.

Conforme o Ministério da Saúde, o esquema de imunização indicado para crianças está dividido em três fases: a dose um deve ser administrada aos seis meses de idade; a dose dois, aos sete meses; e a dose três, aos nove meses. “Mesmo com as definições do cronograma, todas as crianças entre seis meses a menores de cinco podem receber as três doses do imunizante contra o coronavírus, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses e oito semanas entre a segunda e a terceira”, explica Santana.

Os casos de covid têm aumentado em Ocauçu e, segundo Eliane, na semana anterior, em apenas um dia, mais 13 tiveram a doença confirmada. “Diariamente temos casos, por isso a vacinação é muito importante”. Além do aumento dos registros, a Saúde não tem recebido a quantidade necessária de testes rápidos de detecção da covid-19, que são encaminhados pelo Estado.

Leia também