O DHS (Departamento de Higiene e Saúde) divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação da Saúde de Pompeia. Realizada no mês de agosto, a iniciativa ouviu 295 pessoas nas dez unidades básicas de saúde. Foi a primeira já realizada no município. Os dados completos estão disponíveis no site www.dhspompeia.sp.gov.br.
Um caderno com os gráficos de resposta e a análise do levantamento foi apresentado ao prefeito Diogo Ceschim. “Saúde é prioridade no nosso mandato e queremos sempre ouvir o que a população tem a dizer para garantir o melhor cuidado e atendimento”, destacou.
Os participantes receberam um formulário com 12 questões sobre os diversos setores do serviço de saúde e responderam de forma reservada e anônima, sem a mediação de terceiros. O levantamento usou metodologia de seleção aleatória dos respondentes.
PONTOS POSITIVOS /Uma das questões procurou medir como os entrevistados percebem a evolução da saúde pública de Pompeia nos últimos meses. Para 70% dos participantes, o setor está melhorando. Outros 25% disseram que está igual. Apenas 3% apontaram piora e 2% não souberam responder.
Também merece destaque o nível de prestígio das unidades de saúde junto à população: 54% se disseram muito satisfeitos com o atendimento recebido e outros 41% satisfeitos – somados, 95% da população avalia positivamente o atendimento nos 10 postos de saúde da cidade.
Perguntados se se sentem seguros e confiantes com o atendimento recebido em suas unidades de saúde, 90% disseram “sim”, enquanto 8% apontaram “mais ou menos”. Somente 1% respondeu negativamente.
A MELHORAR /A maior parte da população ouvida considera “razoável” o tempo de espera entre o agendamento de um exame (53%) ou consulta com especialista (49%) na rede municipal – e 27% classificam ambos os serviços como “muito bom”.
Esses dois temas, porém, também receberam um alerta importante: 17% avaliam que o tempo de espera em Pompeia para exames é ruim, enquanto 16% dizem o mesmo sobre a consulta com especialistas.
No transporte de pacientes, uma significativa proporção de entrevistados (73%) afirma que o “DHS precisa estabelecer critérios melhores” para garantir que o serviço seja usado somente por quem precisa.
NOVAS PESQUISAS /Em nota, o DHS registrou que os dados da Pesquisa de Satisfação da Saúde de Pompeia são indicadores da qualidade do trabalho dos profissionais de saúde do Município e enalteceu as equipes que trabalham no setor. Destacou que especialistas em saúde pública ouvidos pela autarquia avaliaram que os resultados da pesquisa foram altamente positivos.
Em relação aos pontos de melhoria observados, o DHS afirmou que concentrará esforços para aprimorar processos e estruturas, a fim de alcançar melhor eficiência e qualidade na oferta dos serviços. E comprometeu-se a realizar novos levantamentos junto aos usuários da Saúde municipal para estar em sintonia com o que é importante para a população de Pompeia.