‘Sebastião Leme, o fotógrafo inventor’ tem estreia marcada em Marília

Na obra, Leme é interpretado pelo ator Fernando Alves Pinto, de 54 anos. (Foto: Divulgação)

Neste domingo (24), às 19h, estreia o filme “Sebastião Leme, o Fotógrafo Inventor”, obra audiovisual que conta detalhes da trajetória do fotógrafo brasileiro considerado inventor das fotos em 360°, e que passou a maior parte de sua vida em Marília. Com entrada gratuita, o longa-metragem será exibido no Cine Esmeralda, na zona Leste da cidade.

Com mais de 20 entrevistas de familiares, amigos, pesquisadores e especialistas, o longa apresenta a complexidade da vida e carreira do fotógrafo, poeta, inventor, documentarista e escritor durante mais de cinco décadas de sua vasta produção.

A obra é dirigida pelo cineasta mariliense Rodrigo Grota e foi produzida pela produtora Nosso Quintal, com coprodução de Kinopous. A realização é do ProAC (Programa de Incentivo à Cultura) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. 

Acervos de diferentes instituições, como o do Clube de Cinema de Marília e da Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília, foram disponibilizados para que o núcleo de pesquisa trabalhasse, coordenado pela documentarista Wilza Matos. 

“O nosso filme investiga aquilo que gosto de chamar de ‘Universo Leme’ – uma espécie de dimensão imaginária na qual podemos encontrar formas, ritmos, cores, texturas, tecnologias e abstrações sempre em busca de algo maior e ainda desconhecido”, afirma o diretor Rodrigo Grota.

No cinema, Leme foi interpretado por Fernando Alves Pinto, de 54 anos, que já trabalhou em produções como “Terra Estrangeira” (1995), “2 Coelhos” (2012) e “Nosso Lar” (2010). A direção de fotografia foi realizada por Carlos Ebert, que carrega em seu currículo clássicos como “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), “Fé” (1998) e “O Rei da Vela” (1983). 

As cenas gravadas em Marília foram em diferentes locações, como a serra de Avencas, estradas rurais de Dirceu, igreja São Bento e prédios históricos.

Leia também