Secretaria da Saúde de Lupércio confirma os primeiros casos de chikungunya no ano

Arrastão de limpeza realizado em Santa Terezinha no início deste ano pela Saúde. Foto: Reprodução/Internet

A Secretaria da Saúde de Lupércio confirmou nesta semana os primeiros casos de chikungunya no ano. A doença tem como vetor o Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a zika. Segundo a pasta, o município registrava, até o fechamento desta matéria, dois casos confirmados e aguardava resultados de exames de mais quatro suspeitos.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Nayara Cristina Gimenes Rodrigues, as ocorrências de chikungunya são do distrito de Santa Terezinha. “O distrito também tem mais ocorrências de dengue e está mais próximo de Alvinlândia, que confirmou 22 casos de chikungunya. Nossa maior preocupação é acabar com os criadouros de Santa Terezinha, para que isso não se espalhe.”

O último balanço disponibilizado pela Saúde mostra 68 casos positivos de dengue em Lupércio. Destes, 49 foram registrados em Santa Terezinha. Para tentar frear o avanço da doença e novos casos de chikungunya, a Saúde realiza desde o último dia 20 a operação de limpeza “Cidade Limpa”.

Os trabalhos tiveram início pelo distrito e depois seguiram para Lupércio, com encerramento nesta sexta-feira, dia 24. Caso seja necessário, os serviços serão estendidos. O foco é retirar dos quintais e das ruas os recipientes que possam acumular água e se tornar criadouros do Aedes aegypti, assim como entulhos, móveis e utensílios velhos e sem uso.

“É um trabalho em parceria com a Sucen [Superintendência de Controle de Endemias], que disponibiliza quatro funcionários para acompanharem os agentes comunitários de saúde do município. A prefeitura também atua junto com quatro servidores e um caminhão para o recolhimento dos materiais. Pedimos para a população aproveitar para fazer a limpeza do quintal e colocar nas ruas o que está acumulado, principalmente os itens que podem provocar a proliferação da dengue e chikungunya”, explica a secretária da Saúde.

Esta é a segunda operação de limpeza realizada este ano em Lupércio. A primeira ocorreu em janeiro.

Leia também