Em entrevista exclusiva à Jovem Pan Marília, emissora do mesmo grupo de comunicação do jornal O DIA, o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, comentou sobre o projeto de uma URE (Usina de Recuperação Energética) para a cidade. A proposta integra o estudo de uma PPP (Parceria Público-Privada) que prevê transformar o lixo em energia elétrica e biogás por meio de tecnologias de gaseificação, pirólise e biodigestão, reduzindo o volume de resíduos enviados ao aterro.
O contrato, com prazo de 30 anos, está em fase de consulta pública e deve permitir a concessão sem custos adicionais ao município. “Estamos dando passos graduais para entregar uma cidade melhor e com soluções modernas para o tratamento dos resíduos”, afirmou o secretário.
Durante a entrevista, Mário Rui explicou que não há mais transbordo do lixo em Marília e que todo o material é destinado a um aterro terceirizado, com custo médio mensal de R$ 1 milhão, somando coleta e destinação final. A coleta seletiva já foi iniciada e contribui para reduzir o volume de resíduos.
O secretário também falou sobre o trabalho à frente da pasta, destacando que a zeladoria é um dos pilares da gestão do prefeito Vinicius Camarinha. Ele citou a reorganização da manutenção da frota municipal, que reduziu em 34% as despesas entre janeiro e outubro, permitindo recuperar 12 veículos e ampliar o atendimento das equipes.
Mario Rui destacou ainda que a equipe atua com o conceito de “zeladoria verde”, com foco na sustentabilidade e no cuidado com espaços públicos, parques e resíduos. Também adiantou que o primeiro orçamento da gestão deve incluir melhorias na limpeza pública, coleta de lixo, causa animal e ampliação dos ecopontos.