A Polícia Civil, por meio do SIG (Setor de Investigações Gerais), deflagrou ao longo desta semana a Operação Faux Parfum – expressão francesa que significa “perfume falso” – com foco no combate à comercialização de cosméticos falsificados em Marília. Ao todo, seis pessoas – dentre elas, um comerciante chinês – foram presas em flagrante por receptação qualificada e centenas de frascos de perfumes falsificados foram apreendidos.
Segundo a Polícia Civil, a ação foi desencadeada após investigações apontarem a existência de estabelecimentos que vendiam perfumes de marcas internacionalmente conhecidas, mas com indícios evidentes de falsificação, como embalagens de má qualidade e ausência de batch code (número do lote).
“Além disso, praticavam preços muito abaixo do mercado e sem qualquer comprovação fiscal, o que, além de representarem fraude econômica, podem conter substâncias nocivas à saúde, uma vez que [os perfumes] não passaram por qualquer tipo de controle sanitário, podendo causar reações alérgicas, intoxicações e outros efeitos adversos”, explica o delegado Wanderley Elenilton Gonçalves Santos, coordenador do SIG.
Os detidos passaram por audiência de custódia e foram liberados pela Justiça. Agora, responderão ao processo em liberdade.