Sem atingir meta, campanha contra a gripe é prorrogada novamente

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu prorrogar, mais uma vez, a campanha de vacinação contra Influenza (gripe) para a população acima de seis meses. Marília segue a determinação e os postos de saúde continuam a aplicar a dose trivalente que protege contra a doença, que já provocou a morte de cinco pessoas este ano. 

Apesar de o Estado informar que a ação vai até 31 de julho, no município, segundo comunicado do Programa Municipal de Imunização, segue por tempo indeterminado. Novas ações de vacinação serão planejadas neste mês para aumentar a cobertura.

O último balanço da Secretaria Municipal da Saúde, de 30 de junho, mostra que entre o grupo prioritário, que tem a estimativa de 101.938 pessoas, a cobertura está em 36,45%, com 37.158 doses aplicadas. Já entre os que não têm comorbidades, a taxa é de 12,98%; o público estimado é de 130.661 e foram aplicadas 16.959 doses. Entre o público em geral, de 232.599, a cobertura está em 23,27%, ou seja, 54.117 doses aplicadas.

As doses contra Influenza estão sendo ofertadas em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira até as 17h. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, na região Sul, o atendimento se estende até as 22h, inclusive para a vacinação.

A meta de cobertura para a vacinação contra a gripe é de 90%, conforme recomenda o Ministério da Saúde.

Leia também