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Serviços concedidos são alvo de embate sobre atendimento presencial em Oriente

Segundo o vereador Cristhian Claro, ideia do projeto surgiu após ele verificar necessidade de maior tempo de atendimento por parte da Sabesp - Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador de Oriente, Cristhian Claro (União Brasil), anunciou que vai protocolar um projeto de lei para exigir que empresas concessionárias de serviços no município disponibilizem atendimento presencial de segunda a sexta-feira, por no mínimo quatro horas diárias. Segundo o parlamentar, a ideia surgiu após constatar a necessidade de ampliar o tempo de atendimento oferecido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Na semana passada, no dia 31, Claro procurou a Sabesp como advogado — profissão que exerce conjuntamente à função de vereador — para representar uma família de Oriente em situação de vulnerabilidade social que teve o fornecimento de água interrompido por falta de pagamento. “Fomos até a Sabesp para negociar um parcelamento, mas havia uma fila com cerca de dez pessoas e percebemos que não conseguiríamos ser atendidos naquele dia, pois o atendimento seria realizado apenas das 13h às 15h30”, relatou.

O vereador também destacou que o atendimento presencial no município é prestado por funcionários terceirizados, e não diretamente pela Sabesp, e que moradores ouvidos afirmam que o corte no abastecimento de água é realizado rapidamente em caso de inadimplência, mas há demora para a solução de problemas.

Outra queixa recorrente mencionada pelo parlamentar refere-se à morosidade nas respostas aos pedidos da Tarifa Social ou Tarifa Residencial Vulnerável — benefício oferecido pela Sabesp, conforme consta em seu site oficial, “aos clientes cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único), com dados atualizados a partir de agosto de 2022 (últimos 24 meses), que sejam titulares de um fornecimento na Sabesp e possuam renda mensal per capita de até R$ 218,00”. “É necessário oferecer atendimento de qualidade à população. Com a terceirização, o serviço deveria ser ainda melhor, mas não é o que está acontecendo. As empresas reduzem custos visando ao lucro. Se o poder público se omitir, fazem o que querem”, avaliou Claro.

O prefeito de Oriente, Geraldo Matheus Moris (PP), também se manifestou sobre o tema e elogiou a iniciativa do vereador. “A Sabesp, que antes era uma empresa estatal e hoje é privatizada, tem a obrigação de prestar um atendimento digno e eficiente à população. A redução do atendimento presencial e a dificuldade de acesso aos serviços são inaceitáveis. A população merece respeito, transparência e compromisso. Seguimos atentos e sempre ao lado da nossa gente”, disse.

Procurada, a Sabesp informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “a concessão da Tarifa Social deve ser solicitada junto ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de cada município, com atualização dos dados no CadÚnico, e não mais nas agências da Companhia, em cumprimento à legislação federal”. A companhia orienta as famílias a procurarem o Cras de Oriente para atualização dos dados, e acrescenta que “desde junho de 2025, o atendimento presencial em Oriente ocorre às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, conforme estabelecido pela Deliberação Arsesp nº 106”.

A empresa reforçou ainda que seus canais digitais permanecem disponíveis 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira, por meio da Agência Virtual (agenciavirtual.sabesp.com.br), do aplicativo Sabesp Mobile (Android e iOS), do WhatsApp (11 3388-8000), do chat online (sabesp-chat.sabesp.com.br), pelo telefone 0800 055 0195, além de atendimento em Libras via Agência Virtual.

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