quinta-feira, 31
de
julho
de
2025
☁️ 11°C

Setor industrial emprega 8,5 mil trabalhadores só em Marília

Audiência reúne representantes do Ciesp, vereadores e secretários - Foto: Will Rocha/Câmara Municipal de Marília

O setor industrial garante atualmente 8,5 mil empregos diretos só no município. Dados foram revelados durante audiência pública sobre o título de “Marília – Capital Nacional do Alimento”, realizada na semana passada, na Câmara Municipal.

De acordo com o diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) da Alta Paulista, Sílvio Zilio, mais de 50 indústrias alimentícias da cidade são de porte nacional e internacional. “O setor de alimentos representa mais de 70% das exportações de Marília. Temos uma geração expressiva de empregos na indústria, com um parque industrial robusto”, destacou durante o evento na Câmara.

Segundo a diretora do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Marília, Andreia Peretti, o segmento de comércio e serviços representa 62% do PIB (Produto Interno Bruto) da cidade. “Marília é cidade polo regional e atrai consumidores de 18 cidades. O setor alimentício, por exemplo, tem 3,3 mil empresas locais ativas”, complementou Andreia.

Para a coordenadora do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Marília, Renata de Oliveira Fontana, a logística e o transporte representam um vetor estratégico para a indústria de alimentos.
“Marília possui uma localização privilegiada, com acesso a rodovias importantes. O município conta com mais de 400 transportadoras ativas na região”, informou.

A audiência pública reuniu outros empresários do setor de alimentos e o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vítor Gazola dos Santos.

Leia também