Situação de emergência é decretada em Vera Cruz por conta da estiagem

Prefeitura alega que falta de chuva prejudicou a produção rural e causou perdas. Foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Vera Cruz publicou, na última segunda-feira (18), o decreto que declara situação de emergência decorrente da estiagem em todo o território da cidade. Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada com a constatação por laudo técnico emitido pela Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Com a situação decretada, o Executivo poderá adotar medidas de forma emergencial e dispensar fases burocráticas durante a compra ou contratação de serviços e até mesmo redirecionar equipes para atividades diferentes das que estão designadas.

No documento, a Prefeitura de Vera Cruz declara que o município vem passando por um período de estiagem desde o ano passado, com agravamento em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Os meses sem chuva teriam atrapalhado o desenvolvimento agrícola da cidade e causado perdas significativas na produtividade de alimentos, podendo fazer que os produtores rurais tenham prejuízos e até endividamentos.

Segundo apurou o O DIA, com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) da estação meteorológica de Marília, a mais próxima de Vera Cruz, a região registrou chuva, de novembro a dezembro de 2023, em 23 dias diferentes nos dois meses. A mesma quantidade foi constatada em janeiro e fevereiro deste ano. Contudo, segundo o Instituto, não é possível afirmar se houve ou não precipitação exatamente na cidade ou em plantações rurais.

De acordo com o decreto, a situação de emergência tem duração de 180 dias. A prefeitura ainda não divulgou as possíveis medidas a serem tomadas nos próximos meses.

Leia também