O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou em sua visita recente a Marília que o governo estadual realizará melhorias nos prédios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), localizados na zona Sul – e que foram desocupados pelos moradores no ano passado. São 880 apartamentos localizados no conjunto habitacional “Paulo Lúcio Nogueira” e que estão com suas estruturas comprometidas.
Tarcísio alegou que não é responsabilidade do Estado promover a manutenção das moradias, uma vez que os imóveis foram transferidos para seus proprietários de direito – responsáveis diretos pelos reparos estruturais. “Mas, entendendo a situação, e o governo estadual está se comprometendo com essas obras de reforma e faremos um investimento nessa região de Marília”, garantiu.
Além do anúncio do governador, também tramita no Legislativo de Marília o requerimento nº 1458/2025, que solicita à Prefeitura e CDHU, esclarecimentos sobre a situação das 734 famílias desocupantes dos prédios – que recebem auxílio-moradia há mais de um ano.
“Sugerimos que se um crie canal de comunicação e articulação institucional entre poder público e os moradores e proprietários, para prestar suporte assistencial e orientações necessárias às famílias, pois as mesmas recebem informações apenas por meio da impressa mariliense”, informa a vereadora Professora Daniela (PL), autora do requerimento.
A parlamentar municipal também sugeriu a criação de um Comitê Gestor com representantes das áreas de habitação, assistência social, jurídica e urbanística, para garantir o direito à moradia, segurança e dignidade das famílias.