Tarifa de energia para Marília e região é reajustada pela CPFL

Aneel autorizou aumento para toda a região e que faz parte do Reajuste Tarifário Anual. Foto: iStock

As tarifas de energia da concessionária que administra a rede elétrica na região aumentaram na última segunda-feira (8) para consumidores de 234 municípios do estado, entre eles Marília e todos os que ficam ao redor. Segundo a CPFL Paulista, o índice médio de 1,46% foi aprovado dentro do Reajuste Tarifário Anual pela diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no último dia 2.

Foram considerados a atualização de custos com a compra de energia, sistema de transmissão, distribuição da energia elétrica e “encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor”.

Com o reajuste valendo para o consumo desde a última segunda, os sete primeiros dias de abril foram calculados com a tarifa antiga. Os percentuais de aumentos ficaram divididos assim: 0,80% para indústrias e grandes comércios; e 1,77% para residências e pequenos comércios.

A concessionária defende que os principais fatores são o aumento dos custos que não são gerenciáveis pela distribuidora. Segundo a empresa, a redução do aporte causado pela privatização da Eletrobrás, o aumento dos custos de transmissão e a alta também no custo de geração impulsionaram a elevação dos encargos setoriais.

A Aneel explica que a Revisão Tarifária Periódica e o Reajuste Tarifário Anual são processos tarifários diferentes e os mais comuns previstos nos contratos de concessão. No ano passado, a revisão periódica, que acontece a cada cinco anos, teve efeito médio nas tarifas de 4,89% para todos os consumidores, sendo 5,44% para a alta tensão e 4,60% para baixa tensão, em média. Para clientes residenciais o reajuste foi de 4,28%.

Leia também