Transtorno do Espectro Autista é tema de capacitação entre profissionais da educação

Em tempo, diretores, coordenadores, professores, profissionais de apoio pedagógico, auxiliares de desenvolvimento infantil, inspetores de alunos, monitores escolar, agentes de organização escolar, agentes de serviços escolares, merendeiras, nutricionistas e funcionários da limpeza escolar participaram em Herculândia de uma capacitação.

Acerca do processo de formação dos alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Ao todo, 180 profissionais se reuniram para receber instruções sobre as diversas situações.

Desde o processo de socialização, aprendizagem e alimentação dos estudantes autistas.

Segundo o secretário de Educação de Herculândia, Cristiano Vieira, dos 910 alunos da rede municipal da cidade, 16 têm laudo médico identificando o TEA e 22 estão em processo de investigação.

“A Secretaria da Educação possui um programa de formação continuada onde atendemos aos principais anseios dos profissionais da educação. Contratamos capacitações especificadas, pois acreditamos que apenas o investimento na formação do profissional pode melhorar o atendimento aos nossos alunos.”

De acordo com dados do Censo Escolar 2022, na educação básica brasileira, 405 mil crianças com TEA estão matriculadas em classes comuns e 24 mil, em classes exclusivas.

Não obstante, o Ministério da Educação divulga que tem a Diretoria de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

Sendo para desenvolver políticas, programas e ações que permitam que todos os estudantes possam ter seu direito à educação garantido.

Leia também