Treinamento de mesários já pode ser feito por aplicativo

Os mesários que vão atuar nas eleições municipais em Marília já podem fazer o treinamento por meio do aplicativo “Mesário” da Justiça Eleitoral, disponível para download no Play Store e App Store até 4 de outubro. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), além do conteúdo sobre os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral, é possível acessar materiais complementares, acompanhar o progresso no treinamento, ver o histórico dos certificados e usar, no dia do pleito, listas de verificação para realizar conferências no início e no final da votação.  

Em Marília, conforme dados das 70ª e 400ª Zonas Eleitorais foram convocados para atuarem nas eleições de outubro 2.576 mesários, sendo 1.256 da primeira e 1.320 da segunda. Nas eleições, cada mesa receptora de votos é composta por quatro pessoas, sendo uma delas nomeada presidente, que fica responsável por iniciar e encerrar a votação, comunicar ocorrências ao juiz eleitoral, providenciar a entrega de materiais ao cartório e verificar as credenciais dos fiscais dos partidos. Os demais integrantes devem identificar os eleitores, organizar a fila, colher a assinatura no caderno de votação e entregar o comprovante do voto, entre outras atividades.

Aqueles que atuam como mesários nas eleições ganham dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial concluído para serem utilizados no emprego público ou privado, conforme acerto com o empregador.

Leia também