sábado, 2
de
agosto
de
2025
🌞 14°C

Turismo: Marília participa do lançamento das Rotas do Café de São Paulo

Produtores e equipe da secretaria de Trabalho e Turismo participam do lançamento da nova rota turística. Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer o turismo regional e valorizar a tradição cafeeira paulista, Marília marcou presença no lançamento oficial das Rotas do Café de São Paulo, na última terça-feira (8), no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Representada pelo secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, e equipe, a cidade participou da solenidade ao lado de produtores da região e demais convidados.

O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, além de diversas autoridades estaduais e municipais, produtores, representantes das rotas e imprensa. O governador destacou a importância do setor cafeeiro para o Estado ao afirmar que “celebrar as Rotas do Café significa celebrar a história do estado de São Paulo, significa celebrar a aliança entre produtores e indústria e vamos trabalhar para agregar cada vez mais valor aqui no estado de São Paulo, que tem o melhor café do Brasil.”

A iniciativa reúne 57 atrativos turísticos ligados ao grão em 25 municípios paulistas, formando cinco rotas inéditas, além de destinos cafeeiros independentes. Uma delas é a rota Alta Paulista, que inclui três propriedades produtoras de café da região de Marília: o Sítio Olho D’Água (em Marília), a Tosta Coffee Roaster (em Garça) e a Fazenda Bom Jardim (em Vera Cruz). Entre as atrações, estão fazendas de antigos barões do café, museus históricos, cafés premiados internacionalmente e centros de pesquisa abertos à visitação.

Para o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), o projeto é uma ferramenta estratégica de desenvolvimento regional. “Parabenizo todos os envolvidos nessa organização, o Conselho Municipal de Turismo, todos os participantes, em especial o Sítio Olho D’Água, que além da produção do café, abre suas portas para o turismo rural em nossa cidade. A região tem uma história muito forte com o café e resgatar essa identidade beneficia várias cadeias produtivas”, afirmou o prefeito.

O secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, Vitor Gazola, elogiou a iniciativa e ressaltou o papel da região no projeto. “Um enorme orgulho ver a nossa região Alta Paulista sendo uma das cinco regiões selecionadas para compor esse projeto tão importante, que impulsiona a geração de emprego, renda, promove a região e oferece experiências autênticas e valiosas — e uma honra representar o prefeito Vinicius Camarinha nesse momento”, disse.

Já para a proprietária do Sítio Olho D’Água, Renata Bonini, a iniciativa representa novas possibilidades para cafeicultores de todo o Estado trazendo à luz pequenas, médias e grandes propriedades, que oferecem uma apresentação sensorial, de histórias familiares, relevos, clima, altitudes, temperaturas, pluviometria, variedades e manejos. “Além da geografia, da história, da biologia, da química, da física e afins, será promovido o desenvolvimento social, cultural e econômico do interior rural paulista, bem distante da capital”, declarou.

Para conhecer as Rotas do Café do estado de São Paulo, acesse: https://www.rotasdocafe.sp.gov.br/rotas-cafe-sp

Leia também