quarta-feira, 17
de
setembro
de
2025
☁️ 16°C

Ubirajara cria disciplina de Educação Digital e Midiática a partir de 2026

Laboratório de informática da Emef Dr. Haroldo Sérgio Bocarde Motta, de Ubirajara, será usado na nova disciplina. Foto: Google Maps/Reprodução

Os alunos de Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede municipal de educação de Ubirajara terão, a partir do ano que vem, uma nova disciplina. Trata-se da EDM (Educação Digital e Midiática), que objetiva preparar as novas gerações para lidar de maneira crítica, criativa e segura com o ambiente digital.

De acordo com a Resolução SME nº 2/2025, publicada no Diário Oficial do município desta terça-feira (16), a disciplina será obrigatória na parte diversificada da matriz curricular e terá como objetivo desenvolver, entre os alunos, competências de letramento digital, leitura crítica de mídias, cidadania digital e produção multimídia. Ainda segundo o texto, a proposta está alinhada à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ao Currículo Paulista e à PNED (Política Nacional de Educação Digital).

Na pré-escola, a introdução da cultura digital será feita de forma lúdica e transversal. Entre os eixos previstos estão práticas como computação desplugada, sustentabilidade, noções de segurança online e até contato inicial com conceitos de inteligência artificial, adaptados à faixa etária.

Já para os anos iniciais do fundamental, os alunos terão uma disciplina específica com carga horária de uma aula semanal, de 55 minutos. O conteúdo incluirá pensamento computacional, análise e interpretação de dados, produção de mídias digitais e uso ético e responsável da tecnologia. As aulas serão realizadas no laboratório de informática da Emef Dr. Haroldo Sérgio Bocarde Motta.

A resolução também estabelece formação continuada para os docentes, que será incorporada ao planejamento pedagógico de 2026. A metodologia priorizará projetos práticos, oficinas colaborativas e portfólios digitais.

Leia também