sexta-feira, 25
de
abril
de
2025
☁️ 19°C

UBS Nova Marília terá vacinação antirrábica gratuita neste sábado

Vacina antirrábica é crucial para prevenção e combate da raiva, doença potencialmente fatal que acomete animais e humanos. Foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá o terceiro dia de aplicação de vacina antirrábica para cães e gatos gratuita neste ano. Serão disponibilizadas 500 doses neste sábado (26) na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, na avenida Mem de Sá, 360-A, na região Sul, das 9h às 12h e das 13h às 16h, ou até terminar o estoque. O atendimento será feito por ordem de chegada.

Serão vacinados somente cães e gatos com idade superior a três meses, inclusive fêmeas gestantes ou em lactação, ressaltando que cada animal deve ser vacinado apenas uma vez ao ano. A prefeitura orienta que os cães sejam levados portando coleira/guia e os gatos em caixas de transporte.

“A gente pede que os responsáveis pelos animais compareçam com antecedência, pois o atendimento é por ordem de chegada. Serão disponibilizadas 500 doses para essa ação, sendo esta a primeira vacinação contra a raiva na zona Sul este ano, já que as outras duas aconteceram na zona Norte”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina antirrábica para animais é fundamental para prevenir a raiva, uma doença viral aguda e letal, que pode afetar tanto animais como humanos, e é transmitida pela saliva ou pela arranhadura de mamíferos infectados, como cachorros e morcegos. O vírus provoca uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Os sintomas, uma vez que aparecem, evoluem rapidamente para a morte.

Por se tratar de uma doença praticamente incurável, a vacinação dos animais é a principal forma de prevenção e combate à doença. No Brasil, a vacinação é obrigatória para cães e gatos e deve ser feita anualmente, após a primeira dose, que pode ser aplicada a partir dos 3 meses de idade em cães e uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla em gatos.

Na ação deste sábado, a equipe de trabalho da Vigilância Ambiental/Divisão de Zoonoses de Marília será formada por médicos veterinários, supervisor de saúde, agentes de controle de zoonoses, assistente administrativo e motorista, além de um funcionário da unidade para abrir e auxiliar na limpeza do local. Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Zoonoses pelo telefone (14) 98195-0202.

Leia também