Unidade de conservação de Marília é fechada devido ao risco de incêndio

Com o crescente risco de incêndios florestais, a Fundação Florestal, que é vinculada à Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) do estado de São Paulo, anunciou que irá fechar, de forma emergencial, 80 unidades de conservação. Entre as unidades está a de Marília, que fica localizada no quilômetro 223 da rodovia BR-153 (Transbrasiliana), na região Norte, no limite do município com Guaimbê.

Segundo a Fundação, a decisão foi tomada para não colocar em perigo os visitantes das estações ecológicas e as áreas de preservação. “O fechamento, que entra em vigor imediatamente, seguirá até o dia 12 de setembro, podendo ser revisado conforme as condições climáticas e os riscos associados. Durante este período, as equipes da Fundação Florestal ficarão focadas em ações de prevenção, no monitoramento territorial e no combate aos incêndios, além de prestar apoio às comunidades vizinhas”, destaca nota encaminhada ao O DIA no último domingo, dia 1º.

No documento, o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, explica que a medida é imprescindível neste período crítico com o objetivo de minimizar os impactos dos incêndios florestais e concentrar os recursos e esforços para garantir a preservação dos ecossistemas e a segurança de todos os envolvidos, incluindo as comunidades que dependem diretamente desses recursos. “Neste momento, as unidades de conservação estão 100% focadas nas ações preventivas de monitoramento e de resposta rápida, caso haja algum foco de incêndio. Também estamos incrementando nossos contratos, especialmente o de bombeiros civis, além de direcionar equipes do Litoral e do Vale do Ribeira para somarem esforços durante esse período mais critico”.

A estação ecológica de Marília tem 607,4 hectares e fica em torno do rio Tibiriçá. Na área protegida, são conhecidas 277 espécies vegetais nativas, como peroba-rosa, ipê felpudo, cedro-rosa, além de peixes, mamíferos, répteis, aves, onça parda e jaguatirica. Na flora, são 129 espécies, pertencentes a 45 famílias, sendo seis listadas em alguma categoria de ameaça.

Leia também