quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 22°C

Unimar celebra aprovação do Doutorado Interdisciplinar em Saúde

Programa será desenvolvido em parceria com o Hospital Beneficente Unimar, a exemplo do Mestrado (Foto: Divulgação)

A Unimar (Universidade de Marília) celebra mais uma importante conquista: a aprovação do Doutorado Interdisciplinar em Saúde pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). “O programa consolida a posição da Unimar como referência em ensino e pesquisa no Brasil, marcando um avanço significativo para o desenvolvimento científico e social no Interior Paulista”, avaliou a diretoria, em texto enviado ao O DIA pela assessoria de imprensa da instituição.

A novidade amplia o impacto do PPGIS (Programa de Mestrado em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação), criado em 2018, a partir de proposta que surgiu durante o Projeto Amor de Criança, já tendo formado mais de 90 mestres atuantes em instituições de ensino, pesquisa e serviços de saúde em todo o país, com produção acadêmica que abrange centenas de artigos publicados, trabalhos técnicos e livros.

Em parceria com o HBU (Hospital Beneficente Unimar), o programa desenvolve pesquisas de impacto em cenários diversos. Entre eles, o Projeto Amor de Criança e o Cenid (Centro Interdisciplinar em Diabetes Unimar) são locais onde alunos atuam cumprindo parte dos créditos necessários para a conclusão do curso.

Para o reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva, a aprovação é fruto de um esforço coletivo e reafirma o compromisso da universidade com a inovação e a transformação social. “É realmente uma conquista incrível para a Universidade de Marília. A aprovação de um doutorado, especialmente em um cenário onde muitos projetos estão sendo recusados, é uma demonstração do empenho e da qualidade do trabalho desenvolvido por toda a equipe. Essa vitória não só eleva o prestígio da instituição, mas também proporciona novas oportunidades para os alunos e a comunidade acadêmica como um todo”, comemora.

Já o coordenador do PPGIS, Prof. Dr. Adriano Cressoni Araujo, destacou os desafios enfrentados e a importância da realização. “Essa aprovação é a concretização de um sonho coletivo que exigiu resiliência, dedicação e uma crença inabalável na força da ciência. É a prova de que, mesmo no Interior, podemos alcançar resultados extraordinários e contribuir para a construção de um Brasil mais justo e inovador. Agradeço a todos que fizeram parte dessa trajetória e acreditaram no potencial da Unimar.”

Leia também