A Unimar (Universidade de Marília) foi destaque em São Paulo durante um seminário promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho em parceria com o Ministério Público, reunindo instituições de todo o país comprometidas com o Pacto Nacional de Prevenção ao Assédio Sexual e Outras Formas de Violência no Trabalho. A Pró-Reitora de Graduação, Profª Dra. Fernanda Mesquita Serva, representou a instituição e apresentou ações que têm consolidado a Unimar como referência no enfrentamento à violência contra a mulher.
Fernanda destacou a importância do espaço para compartilhar iniciativas já desenvolvidas pela universidade. Segundo ela, o evento permitiu demonstrar práticas implementadas antes e depois da adesão ao pacto. “Foi super especial apresentar tudo que nós estamos desenvolvendo há algum tempo na Unimar. Tivemos a oportunidade de mostrar boas práticas não só do período anterior ao pacto, mas também ações realizadas neste último ano, já com o compromisso firmado”, afirmou.
A pró-reitora ressaltou que os avanços são resultado do trabalho coletivo de coordenadores, professores, estudantes e equipes administrativas. “São essas pessoas que permitem que hoje estejamos aqui apresentando nossas práticas e demonstrando nacionalmente o que estamos realizando”, disse.
Entre os projetos apresentados, um dos destaques foi o “A Fala é Delas”, iniciativa inspirada nas diretrizes do pacto e conduzida pelas professoras Dra. Vanessa e Dra. Luciene. O projeto envolve definição de temática, identidade visual, produção de peças gráficas e ações de conscientização, incluindo um concurso interno que incentivou a participação da comunidade acadêmica na criação do material educativo.
A presença da Unimar no seminário reforça o compromisso institucional com políticas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero. Para Fernanda, a universidade se mantém aberta ao diálogo e à cooperação. “A Unimar se coloca à disposição de todos. Queremos estar ao lado das pessoas que inspiram tanto e que promovem transformação por meio da educação, para que possamos compartilhar nossas boas práticas com todos”, concluiu.