Unimar inaugura laboratório de Medicina Regenerativa

Autoridades estiveram presentes na inauguração do novo laboratório. Foto: Divulgação

A Unimar (Universidade de Marília) celebrou um marco significativo nas áreas da medicina humana e animal, com a inauguração do Laboratório de Medicina Regenerativa “Prof. Dr. Carlos Augusto de Camargo Souza Baptista”. O local representa avanço na pesquisa e práticas médicas, utilizando técnicas avançadas de engenharia de tecidos para reconstruir órgãos e tecidos facilitando transplantes.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Ação Comunitária da Universidade de Marília, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, a Vice-Reitora Profa. Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva, Prof. Dr. Carlos Augusto de Camargo Souza Baptista e a Profa. Dra. Maria Angélica Miglino, responsável pelo projeto, que compartilhou sua visão e entusiasmo em relação aos avanços alcançados.

“Como sabemos, o Brasil enfrenta desafios significativos no que diz respeito à disponibilidade de órgãos para transplante, com longas filas de espera e problemas de compatibilidade entre doadores e receptores. Essa realidade também se estende à medicina veterinária, tornando o trabalho realizado neste laboratório ainda mais relevante e impactante”, afirma.

O espaço recebe o nome do Prof. Dr. Carlos Augusto de Camargo Souza Baptista, professor emérito do Department of Medical Education College of Medicine e Life Sciences University of Toledo, Ohio, EUA, renomado por sua vasta experiência e pesquisa na área. Durante sua visita, o Prof. Dr. Baptista ministrou uma palestra aos docentes da Unimar sobre plastinação, compartilhando conhecimentos essenciais sobre a preparação de cadáveres, abrangendo técnicas de limpeza, desinfecção e preservação.

Uma das técnicas inovadoras desenvolvidas no laboratório é a descelularização de tecidos, que permite o uso de órgãos de doadores falecidos para transplantes, resolvendo questões éticas e aumentando a disponibilidade de órgãos.

Leia também