Unimar inaugura o primeiro parque tecnológico da região de Marília

Os laboratórios do Parque Computacional são equipados com tecnologia de ponta, acompanhando as inovações do mercado. Foto: Divulgação

Será lançado nesta quinta-feira (13) o TecUnimar, o primeiro Parque Tecnológico de toda a região. O evento será realizado a partir das 19h30, no anfiteatro do Bloco 9 da Unimar (Universidade de Marília) e é aberto a toda comunidade.

De acordo com a instituição, o projeto tem como objetivo promover a criação de novos negócios e estimular o crescimento econômico e científico na região, fomentando a inovação e facilitando a interação entre pesquisadores, estudantes e empresas para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias.

“O lançamento do Parque Tecnológico da Universidade de Marília representa a consolidação de um amplo investimento realizado pela instituição nos últimos anos, nas áreas de tecnologia, pesquisa e inovação. A Unimar já possui uma base sólida em pesquisa, e agora, ao lançar o TecUnimar, a universidade fortalece a inovação como um de seus pilares, aproximando-se do setor produtivo e gerando novos negócios”, destaca o reitor Márcio Mesquita Serva.

Os acadêmicos já possuem a oportunidade de participar ativamente de pesquisas por meio da resolução de problemas reais enfrentados por empresas locais através de projetos colaborativos. Com o novo ambiente, essa interação será ampliada.

“Atualmente, cerca de 15 empresas estão instaladas na Unimar, juntamente com diversas startups originadas de pesquisas e atividades de graduação e de pós-graduação. Isso gera empregos e oportunidades para os alunos e para toda a comunidade de Marília”, explica o reitor.

ESTRUTURA /No prédio voltado às empresas parceiras, serão dois andares com escritórios modernos, salas de convenções e sala de aula com estilo coworking. No prédio voltado aos acadêmicos, serão três andares que integram, além dos escritórios e salas de convenção, laboratórios equipados com tecnologia de ponta, sendo Laboratório de Inteligência Artificial, hardware, engenharia, prototipação e biotecnologia.

Os cursos da área da saúde, humanas, agrárias e exatas também poderão usufruir de um ambiente enriquecedor, que amplia as possibilidades de aprendizado prático e pesquisa.

Leia também