quinta-feira, 24
de
abril
de
2025
☁️ 19°C

Unimar participa de reunião na ONU e reforça protagonismo na defesa dos Direitos da Natureza

Representantes da Unimar marcaram presença em importante evento da ONU - Foto: Divulgação

A Unimar (Universidade de Marília) participou da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), realizada na sede da organização, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O evento, promovido anualmente em comemoração ao Dia Internacional da Mãe Terra, teve como tema central “Harmonia com a Natureza e Bem Viver”. Ele reuniu representantes de diversos países para discutir propostas de desenvolvimento sustentável e valorização dos direitos da natureza.

O convite à universidade partiu do reconhecimento internacional das atividades desenvolvidas pela Incubadora Solidária. Este projeto de extensão é voltado à promoção de soluções jurídicas em parceria com comunidades e organizações sociais, na área dos Direitos da Natureza, um campo emergente no Direito que busca repensar a relação jurídica entre sociedade e meio ambiente, reconhecendo o valor intrínseco dos ecossistemas.

Na delegação da Unimar, docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito representaram a instituição, entre eles o coordenador do programa, professor Jonathan Barros Vita, e a professora Mariana Ribeiro Santiago, além dos doutorandos Liciane Silva e Henrique Garcia.

Durante o evento, a professora Mariana Santiago, que também integra o grupo de especialistas da ONU no projeto “Harmony with Nature”, destacou a importância da participação brasileira. “É uma honra representar a Unimar nesse espaço de diálogo global. O trabalho que realizamos em Marília é pautado pela escuta das comunidades e pela construção de um Direito mais sensível à vida em todas as suas formas”, afirmou.

Para o professor e coordenador do programa de pós-graduação, Jonathan Barros Vita, a presença no evento reforça o compromisso da universidade com uma formação acadêmica engajada e com impacto social. “Essa conquista é resultado de anos de dedicação à pesquisa crítica e à extensão universitária. Levamos à ONU uma proposta de Direito alinhada com os desafios ambientais e sociais do nosso tempo.”

A visibilidade conquistada pela instituição no cenário internacional foi destacada pela pró-reitoria de Graduação, Pesquisa e Pós-graduação da universidade como um reconhecimento da excelência da pesquisa desenvolvida. Isso mostra que a produção acadêmica está conectada com os grandes debates globais e contribui de forma concreta para a construção de um futuro mais justo e sustentável.

A programação da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU pode ser acompanhada pelo site oficial do projeto Harmony with Nature (www.harmonywithnatureun.org).

Leia também