Vacina contra a dengue em Pompeia é para a faixa etária de 10 a 11 anos

Recomendação do Ministério da Saúde é para vacinar crianças de 10 a 14 anos de idade. Foto: Assessoria de Imprensa

Começou nessa quarta-feira (8), em todas as unidades de saúde de Pompeia, a vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 11 anos. Os responsáveis por esse público podem procurar os postos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Na cidade, a imunização contra a doença foi iniciada para um nicho populacional mais específico, diferentemente da recomendação do Ministério da Saúde, que é de vacinar a faixa etária de 10 a 14 anos. Segundo a prefeitura, esse público de crianças de 10 a 11 anos concentra a maior proporção de hospitalização na cidade, depois dos idosos.

“O município de início montou a adesão desse público à campanha e, se possível, decidirá pela ampliação para população de até 14 anos de idade”, explica a enfermeira responsável pelo setor, Adriana Parra.

De acordo com o DHS (Departamento de Higiene e Saúde) de Pompeia, a Vigilância Epidemiológica recebeu as doses contra a dengue na última segunda-feira (6).

“A vacina tem o objetivo de reduzir as hospitalizações e óbitos pela doença. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas”, detalha Adriana. Para receber o imunizante, o menor de idade deve estar acompanhado de um responsável e apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento.

Dados do Painel de Monitoramento da Dengue, da Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, mostram que, em Pompeia, do início do ano até agora, foram 251 casos notificados e 234 confirmados. Um homem idoso morreu no início de abril.

O mesmo painel mostra que entre crianças de 10 a 14 anos, foram contabilizados 18 casos (oito meninos e dez meninas) da doença. A faixa etária com maior incidência na cidade é a de 20 a 34 anos, com 51 vítimas entre homens e mulheres.

Leia também