Vacina contra a dengue tem baixa procura nos postos de Lupércio

Lupércio recebeu a primeira remessa de doses da vacina contra a dengue recentemente e a baixa procura pelo imunizante preocupa a Secretaria Municipal da Saúde. Segundo a gestora da pasta, Nayara Cristina Gimenes Rodrigues, informou ao O DIA, o Estado enviou 69 doses da vacina, mas até o fechamento desta matéria apenas quatro delas tinham sido aplicadas. “A vacinação tem sido divulgada, mas a procura ainda está mínima. Os pais não estão trazendo seus filhos para a imunização”, explica. 

Nayara ainda destaca que não é o município quem escolhe o público da vacinação e o recomendado pelo Estado é que as doses sejam aplicadas em pessoas de 10 e 11 anos, como em outras cidades da região. “Não somos nós que escolhemos, então não podemos aplicar em qualquer idade. O que vai acontecer é o remanejamento dessas doses para outros municípios que estão utilizando. Quem perde é a população”, diz a secretária.

As doses de vacinas contra a dengue estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h30 nos postos de saúde de Lupércio e Santa Terezinha. Pais e responsáveis pelas crianças devem levar carteirinha de vacinação e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde). 

DADOS /Apesar do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Estado mostrar 84 casos confirmados de dengue em Lupércio, último boletim disponibilizado pela Saúde do município ao jornal mostrava um número maior, de 92. Até o fechamento desta matéria, a pasta ainda não tinha encaminhado, apesar de solicitado, um novo levantamento da dengue e da chikungunya, que são transmitidas pelo Aedes aegypti. Cidade já confirmou dois casos da segunda doença. 

Leia também