Adolescentes com até 17 anos e que estejam cursando o ensino médio, moradores de Oriente, podem se inscrever no curso do programa Jovem Agricultor, que está com turmas abertas neste início de ano na cidade. A capacitação é realizada pela Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com apoio do Sindicato Rural de Pompeia.
De acordo com a coordenadora de projetos, Cidinha Oliveira, serão mais de 460 horas de treinamento nos setores Social e Rural. Em média, 4 horas por dia, durante cinco dias da semana. Duas turmas poderão ser montadas, em diferentes períodos: uma pela manhã, das 7h30 às 11h30, e outra das 13h15 às 17h15. Os jovens agricultores vão receber aulas práticas e teóricas, fazer ações comunitárias, visitas técnicas e participar de feiras de cultura e lazer.
Segundo a Faesp e o Senar, o programa tem como objetivo desenvolver o espírito empreendedor dos jovens para se tornarem pessoas autônomas, responsáveis e profissionais que correspondam ao mercado de trabalho da agricultura e da pecuária, além de trabalhar a gestão de uma propriedade rural de forma sustentável. Ele foi criado em 2006 e atendeu até 2023 mais de 42 mil participantes, presentes em mais de 100 municípios paulistas.
CURSOS /Oriente tem se destacado pela oferta de cursos aos seus moradores. Só no ano passado, o Fundo Social de Solidariedade colocou mais de 60 cursos à disposição, com cerca de 1.200 participantes. Apenas em outubro, a população teve a oportunidade em 15 capacitações, com quase 300 pessoas matriculadas. E no último mês de 2024, mais 90 participantes concluíram as aulas oferecidas.