Os comerciantes de flores e plantas estão preparados para o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8). Na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), localizada na região Norte de Marília, a expectativa é de bons negócios, com a distribuição de mercadorias pela cidade e também região.
Rosas e orquídeas estão entre as flores mais procuradas pelos consumidores na data comemorativa. A busca em floriculturas e lojas especializadas impulsiona as vendas no atacado. “São nos postos da Ceagesp pelo estado que muitos comerciantes buscam os produtos que irão vender nos dias que antecedem datas comemorativas como o Dia da Mulher, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, entre outras”, destaca o chefe da Seção de Economia da Companhia, Thiago de Oliveira.
No ano passado, a alta média nas vendas foi de 11,7%. Já em comparação ao mês de fevereiro de 2023, a variação em março foi de 40,5%, mostrando a importância da data para o setor.Outro dado divulgado recentemente sobre o setor é de que as mulheres estão conquistando cada vez mais espaços na floricultura nacional: da produção à comercialização direta ao consumidor, passando pelas áreas de gestão e de direção das cooperativas e empresas. Pesquisa realizada pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e pelo Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), mostra que o mercado de flores e plantas ornamentais emprega muitas mulheres no segmento, com uma média de quase 50% de empregabilidade. Esse percentual é superior à média nacional, de 43%, que considera todos os ramos de atividades.