Vera Cruz está entre as cidades que podem receber apoio durante estiagem

O Governo de São Paulo divulgou que pretende dar apoio aos municípios que enfrentam consequências com os períodos de estiagem. As ações fazem parte do Plano Estadual de Resiliência à Estiagem, publicado no final do último mês, com o objetivo de ajudar cidades com baixos índices pluviométricos. Vera Cruz está entre as prefeituras que decretaram estado de emergência por conta da seca.

Além de fornecer equipamentos de combate aos incêndios, o Estado afirma que pretende garantir o fornecimento de água à população em períodos sem chuva. Outra medida de enfrentamento à estiagem é a campanha publicitária institucional sobre a importância do consumo consciente e uso racional da água entre a população paulista.

DECRETO

De acordo com o plano, o apoio aos municípios também será financeiro. Aquelas cidades que decretaram situação de emergência e estado de calamidade pública por conta da estiagem poderão receber recursos vindos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista.

A Prefeitura de Vera Cruz declarou situação de emergência decorrente da estiagem no dia 18 de março deste ano. Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada depois da constatação por laudo técnico emitido pela Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. 

No documento, o Executivo declarou um período de seca no município desde o ano passado, com agravamento em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Os meses sem chuva teriam atrapalhado o desenvolvimento agrícola da cidade e causado perdas significativas na produtividade de alimentos e fez com que os produtores rurais enfrentassem prejuízos e até endividamentos.

Leia também