A Prefeitura de Vera Cruz abriu Consulta Pública para a elaboração do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029 e da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2026. A iniciativa busca ouvir as prioridades da população e garantir uma gestão mais participativa, eficiente e alinhada às reais necessidades da comunidade. O questionário online ficará disponível até o dia 13 de julho e pode ser acessado por meio de link disponível no portal oficial: www.veracruz.sp.gov.br.
Por meio do formulário, o cidadão pode apontar áreas prioritárias de investimento, sugerir melhorias e contribuir com ideias para as políticas públicas dos próximos anos. A ação visa a transparência e a participação popular.
De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Planejamento e Economia, Elias Bernardes, a participação da população é essencial para que os recursos públicos sejam aplicados de forma mais assertiva e planejada. “O PPA e a LDO são instrumentos fundamentais do planejamento público. A consulta permite captar, diretamente da sociedade, informações sobre suas reais demandas e expectativas. Quando a comunidade participa, conseguimos elaborar um plano mais coerente, equilibrado e eficiente, respeitando os limites orçamentários e potencializando os investimentos nas áreas mais necessárias”, explica Elias.
A Prefeitura disponibilizou um QR Code para acesso direto ao questionário, além de links nas redes sociais oficiais. A equipe técnica da Secretaria acompanhará as sugestões recebidas e analisará os dados com base nos critérios técnicos e legais para compor os documentos que serão encaminhados à Câmara Municipal.
PPA e LDO /O PPA (Plano Plurianual) é o planejamento estratégico do governo para os próximos quatro anos. Nele, são definidas as grandes metas, diretrizes e ações prioritárias que orientarão os investimentos públicos. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é elaborada todo ano e tem como função indicar quais ações do PPA terão prioridade no orçamento do ano seguinte, além de orientar a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual).
A LDO traduz o planejamento do PPA em prioridades anuais, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados com foco, responsabilidade e transparência.