Veranico de agosto deixa temperaturas mais altas, mesmo durante o inverno

Temperatura máxima na casa dos 32ºC, 33ºC e até 35ºC. Índice de umidade relativa do ar abaixo dos 30%. E tudo acontecendo durante o inverno, considerada a estação mais fria do ano.

Essas são as características típicas do veranico e que estão atingindo Ubirajara desde o começo de agosto, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As temperaturas registradas têm ficado cerca de 9ºC acima da média para essa época, de acordo com a meteorologia.

Nesta quarta-feira (9), a chance é de que o termômetro volte a atingir temperaturas altas, podendo até marcar um novo recorde de calor para o período.

O aumento pode ser explicado pelo sistema pré-frontal, que é quando o calor sobe antes da chegada de uma frente fria, que costuma fazer a temperatura diminuir.

E os agricultores de Ubirajara devem ficar atentos, já que o veranico pode causar impactos negativos nas plantações.

Além da estiagem e das altas temperaturas, o período caracterizado pela baixa umidade relativa do ar contribui com a perda de água pelas plantas.

Por esses motivos, o agricultor deve adotar algumas medidas para que sua lavoura não sofra, como o uso da irrigação para aumentar a umidade do solo.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tem inclusive desenvolvido estudos e até incentivado o cultivos de grãos com capacidade de resistência a veranicos de até 15 dias pra algumas culturas suportarem essa mudança na estação sem prejuízo na colheita.

Leia também