terça-feira, 1
de
julho
de
2025
☁️ 15°C

Vereadores apontam problemas em ruas, praças e estradas de Herculândia

Buraco na rua Amador Flávio Simões, em Herculândia. Foto: Divulgação

Buracos, falta de iluminação, árvores sem poda e estruturas deterioradas voltaram a ser alvo de reclamações durante a 10ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Herculândia, realizada na última segunda-feira (9). Os vereadores apresentaram 11 indicações ao Executivo nesta semana, todas cobrando providências básicas para problemas antigos, que seguem sem solução.

A situação mais crítica envolve buracos em vias urbanas, que têm causado transtornos e risco de acidentes. A vereadora Tatiane de Oliveira Campos apontou um buraco que já compromete a estrutura de uma residência na rua Amador Flávio Simões, no bairro Bandeirantes, e outro na Rua 9 de Julho, em frente ao número 806, que ameaça o tráfego de pessoas e veículos.

No bairro Contador David Jorge, o vereador Marcelo Edgar da Silva pediu a instalação de um sarjetão entre as ruas João Lima, Celso Teixeira Lacerda, Pedro Gasques Gimenez e Romualdo de Prince, para conter alagamentos e o desgaste do asfalto.

Outro ponto recorrente nas reclamações dos parlamentares é a necessidade de poda de árvores e plantas em áreas públicas. O vereador Lorival Bonfim Rocha cobrou manutenção nas árvores da Praça Francisco Rodrigues Simões, onde a altura excessiva compromete a iluminação.

O parlamentar também solicitou a poda de arbustos no cruzamento da avenida São Paulo com a Rua XV de Novembro, que prejudicam a visibilidade dos motoristas. Já no núcleo habitacional Contador David Jorge, Marcelo Edgar alertou sobre galhos que ameaçam as redes elétricas e imóveis da rua Ernandes de Souza.

ILUMINAÇÃO /A falta de iluminação pública também foi destacada. Marcelo Edgar cobrou a substituição de seis lâmpadas queimadas na estrada de acesso ao bairro Contador David Jorge, apontada como bastante escura à noite, deixando o trecho perigoso para motoristas e pedestres.

Lorival Rocha também pediu mais iluminação e pavimentação interna no Cemitério Municipal, alegando que as condições atuais dificultam o acesso de pedestres, sobretudo durante sepultamentos. Tatiane Campos indicou a instalação de um braço de luz na rua Gastão Vidigal, em resposta a pedidos dos moradores da quadra.

Na zona rural, os problemas são em torno das pontes de madeira. O vereador João Severino da Silva reivindicou a reforma de uma ponte e um mata-burro no bairro Córdoba, onde moradores relatam dificuldade no tráfego de veículos.

Já o vereador Marcos Francisco da Silva Sanches, presidente da Casa de Leis, pediu reparos urgentes na ponte de madeira que liga o bairro Ganheri ao bairro Nito, após vistoria no local.

Algumas das demandas, apesar de já terem sido indicadas por vereadores em outras sessões, seguem sem receber ações do Poder Executivo.

Em resposta ao O DIA, a Prefeitura de Herculândia, por meio da assessoria de comunicação, informou que “as demandas foram apresentadas e, dentro da possibilidade, a prefeitura executará as manutenções cabíveis.”

Leia também