segunda-feira, 1
de
setembro
de
2025
🌞 17°C

Vereadores buscam alternativas jurídicas para moradores de região de APP na zona Sul

Foto: Divulgação

Os vereadores Luis Antonio Coneglian, o Chico do Açougue (Avante), e Vânia Ramos (Republicanos), estudam alternativas jurídicas em prol de moradores de uma região de APP (Área de Preservação Permanente), localizada no bairro Santa Paula, na zona Sul de Marília.

Mais de 15 famílias residem nessa área monitorada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e que fica às margens da rua Bento Biancardi. O vereador Chico do Açougue foi até o local da construção das casas na área de APP para conversar com os moradores.

“O medo dos moradores começou após a chegada de um mandado de constatação expedido pela Justiça, a pedido do Stiam (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Marília), que alega ser proprietário do terreno. O local, conforme informações, estaria localizado em região classificada como área de preservação ambiental, o que aumenta a complexidade do caso”, explica o vereador.

Segundo Chico, o mandado não é uma ordem de despejo imediato, mas determina que um oficial de Justiça vá até o local para verificar quem está ocupando a área, quantas casas existem e em que condições vivem essas famílias. “É um primeiro passo no processo de reintegração de posse, o que deixa os moradores apreensivos sobre o futuro”, complementa.

De acordo com o relato dos moradores, o aviso para desocupação foi expedido pela Justiça em abril deste ano e muitos residem no local há mais de 20 anos. A vereadora Vânia Ramos informou, na última sessão camarária, que a Procuradoria Jurídica da Prefeitura e o vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho (PP), também ofereceram apoio e vão estudar alternativas em busca de uma solução.

FOTOS: Vereador Chico do Açougue conversou com moradores do Santa Paula
Crédito: Divulgação

Leia também