A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) foi palco, no último dia 23, da entrega do prêmio “Juntos pela Inclusão”, de iniciativa do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) em parceria com o ex-vereador Jorginho Mota (Agir), que foi o primeiro vereador autista do Brasil. A cerimônia foi realizada no Auditório “Paulo Kobayashi” e reuniu mais de 300 pessoas. O prêmio reconhece e valoriza parlamentares, gestores públicos, ativistas e instituições que atuam na defesa de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outras deficiências.
Receberam homenagens 130 pessoas e, entre elas, os vereadores marilienses Fabiana Camarinha (Podemos), Vânia Ramos (Republicanos) e Delegado Wilson Damasceno (PL), além da coordenadora do Espaço Potencial, Lourdes Santos, por atuarem diretamente na garantia de direitos de autistas e de deficientes no município.
Segundo o deputado estadual Rafa Zimbaldi, o prêmio é um gesto de reconhecimento a cada parlamentar, vereador, prefeito, secretário, associação, entidade do terceiro setor e mães atípicas que lutam pela inclusão. Já Jorginho Mota destacou que decidiu se tornar vereador quando ouviu de um político que a causa da pessoa com deficiência não tinha espaço e que autista não votava. “Eu não só provei que autista vota, como ocupei uma das cadeiras em um dos Legislativos mais relevantes do estado de São Paulo”.
Os vereadores de Marília foram escolhidos para receberem o prêmio em razão do trabalho realizado na Câmara com indicações, requerimentos e projetos de lei que visam a inclusão, direitos sociais e apoio a pessoas com TEA e outras deficiências. A vereadora Fabiana Camarinha agradeceu o reconhecimento e por ter sido escolhida pelo trabalho que realiza em prol da inclusão social e da acessibilidade. “Agradeço ao Rafa Zimbaldi e ao Jorginho Mota, primeiro vereador autista da história do país. Quero dividir esse prêmio com todas as mães atípicas e todas as que lutam pelo direito de seus filhos. Podem contar comigo”.
Já o vereador Delegado Wilson Damasceno agradeceu a iniciativa dos idealizadores do prêmio e ressaltou que, mais que um reconhecimento, é um chamamento para que aqueles que já estão engajados nesta causa se dediquem cada vez mais pela inclusão. “Esta união em favor das pessoas com deficiência é de suma importância”.
A vereadora Vânia Ramos esteve representada pelo assessor legislativo Tales Mariano, já que ela não pôde comparecer em razão de problemas de saúde. O ex-prefeito e ex-deputado estadual e federal de Marília, Abelardo Camarinha, compôs a mesa principal de trabalhos do evento na Alesp. Segundo ele, o prêmio mostra uma maior consciência do Estado e da sociedade em geral de que é preciso incluir no tecido social do povo as pessoas com algum tipo de deficiência, garantindo mais saúde, educação, emprego e justiça social.