Os moradores de Queiroz, tutores de cães e gatos, podem participar da campanha de vacinação antirrábica promovida na cidade. A ação é de graça e serve para proteger os animais a partir dos três meses de idade.
Os interessados devem procurar a Vigilância Sanitária, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13 às 17h. O local fica na rua Odilon Batista da Silva, 178, na Vila Nova Queiroz. É preciso levar a carteirinha de vacinação do animal para registrar a aplicação da dose. A vacinação é anual, obrigatória por lei e considerado o fator mais importante para garantir a manutenção de controle da doença entre os animais e também na população humana.
Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, o último caso animal pela variante canina foi confirmado em setembro do ano passado, na Capital paulista. Foi o primeiro registrado em todo o Estado desde 1998. Até então, o último de que se tinha registro havia sido na cidade de Avanhandava. Já o último caso humano de raiva pela variante canina, no estado de São Paulo, foi registrado em 1997. Entre os animais, os casos mais comuns são os causados por variantes de morcegos.
A raiva é uma doença que pode ser transmitida aos humanos pela mordida, lambida e arranhões de animais infectados com o vírus da doença. No caso de morcegos, pode ser transmitido pelo simples contato. O vírus se multiplica no local da lesão e vai para o sistema nervoso e diferentes órgãos. Quando o quadro clínico da raiva é instalado, praticamente 100% dos casos evoluem para óbito. De acordo com informações repassadas pelo município, Queiroz não tem nenhum caso registrado da doença.