quinta-feira, 20
de
novembro
de
2025
🌞 23°C

Vinicius anuncia diálogo com Banco Mundial e destaca resultados de secretarias

A Prefeitura de Marília realizou, na manhã desta quarta-feira (1º, a sétima reunião de secretariado comandada pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB). O encontro reuniu secretários, dirigentes da administração indireta, vereadores e representantes da Etec e da Fatec, com o objetivo de apresentar os resultados dos últimos dois meses e alinhar o planejamento estratégico do governo.

Água e saneamento como prioridade

O prefeito iniciou a reunião ressaltando o tema do abastecimento de água. Ele informou que deverá assinar, na próxima semana, contrato com o Banco Mundial, instituição internacional que apoia países com financiamento e estudos técnicos para projetos de desenvolvimento, em especial nas áreas de infraestrutura, saneamento e saúde. Segundo Vinicius, esse acordo permitirá estudos aprofundados sobre soluções para o saneamento e o abastecimento da cidade.

Ainda no tema, o prefeito reforçou que o encerramento do contrato de concessão do Daem ocorreu após parecer e consultoria da FIA/USP apontar que o processo era desvantajoso para o município.

Projetos e iniciativas em andamento

O chefe de Gabinete, Rafael Takamitsu, destacou quatro projetos protocolados na Câmara Municipal nos últimos dois meses: criação da loteria municipal, extinção da Codemar, contratação de pessoas em situação de rua e a atualização da planta genérica de valores, discutida em audiências públicas e aprovada com alterações sugeridas pelos vereadores.

O secretário da Administração, Cesar Fiala, informou sobre o diálogo com o sindicato dos servidores, melhorias nas condições de trabalho, aporte do Ipremm em dia e a inauguração da nova sede do Procon. Ele também anunciou a criação de uma área de convivência no Paço Municipal e o futuro funcionamento conjunto da Etec e Fatec em espaço no Univem.

Avanços na Saúde e na Educação

Na Saúde, a secretária Paloma Libanio anunciou a ampliação do programa Zera Fila, com a contratação de consultas dermatológicas e exames de ultrassonografia.

Na Educação, Rosemeire Frazon destacou a redução da fila de creches, com apenas 56 famílias aguardando por opção específica, e reforçou o sucesso do programa Zera Fila Creche. Ela também anunciou a reforma de escolas de tempo integral, formação de 491 cuidadores e o funcionamento do Cemaee, que passou de 8 para 140 crianças atendidas presencialmente, além de mais de 400 acompanhadas nas escolas.

Outras ações incluem a inauguração de um centro de formação de profissionais da educação em parceria com a Unesp, novas turmas de ensino integral na Emei Monteiro Lobato e melhorias na alimentação escolar, que será estendida ao Espaço Potencial.

Economia, planejamento e outras áreas

O secretário de Finanças e Planejamento Econômico, Rafael Rastelli, anunciou a prorrogação do programa Zera Dívida até 31 de outubro, além do envio do PPA (Plano Plurianual) e da LOA (Lei Orçamentária Anual) à Câmara.

Já o procurador-geral do Município, Pedro Galhardo, destacou a conquista de uma liminar obrigando a CPFL a restabelecer a energia após o temporal da semana anterior.

O presidente da Emdurb, Paulo Alves, anunciou a conquista do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) da Rodoviária, o que permitirá a reabertura do mirante e extinguiu uma ação que poderia gerar multa de R$ 1,5 milhão.

Participação da sociedade e instituições de ensino

Além dos secretários e vereadores Danilo Bigeschi (presidente da Câmara), Marcos Custódio (líder do governo) e Thiaguinho, participaram como convidados o diretor da Fatec, professor Maurício Duarte, e o diretor da Etec “Antônio Devisate”, professor Benedito Goffredo. Ambos elogiaram a gestão e destacaram a importância da integração entre ensino técnico, superior e administração pública.

Balanço geral

Segundo o prefeito Vinicius Camarinha, a reunião é “um instrumento de revisão de metas e do plano de governo, com participação da sociedade, para avaliar o que foi feito e planejar os próximos passos”. Ele também fez um breve relato da viagem ao Japão, onde estreitou laços com as cidades-irmãs Higashihiroshima e Izumisano, prevendo novas parcerias.

Leia também