A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, oficializou nesta terça-feira (21) o lançamento do Ganha Tempo da Saúde/Zera Fila, com objetivo de reduzir o grande número de pedidos de consultas, exames e cirurgias que aguardam há anos na fila de espera para atendimento. Na ocasião, o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) anunciou investimento de R$ 9 milhões para a implantação do programa, além de diversas outras medidas de seu governo.
A autorização do pagamamento do 14º salário para agentes de saúde e endemias, a atualização salarial da categoria e a contratação de mais 22 agentes, bem como a destinação de R$ 800 mil para a compra de próteses e órteses para pacientes do município, também foram motivos de comemoração.
O programa Ganha Tempo/Zera Fila terá início com as seguintes especialidades: ortopedia, otorrinolaringologia, próteses dentárias, exames de raio-x e ultrassom, cirurgias de hérnia e vesícula e densitometria óssea. Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, são mais de 10.200 pessoas aguardando atendimento para ortopedia e outroas 10.300 para oftalmologia; 5.300 pacientes na espera para otorrinolaringologia; 5.100 pedidos para neurologia; 13.500 solicitações de encaminhamentos para exames de raio-x e mais de 9.000 pedidos de ultrassom.
“Já autorizamos o agendamento destes serviços, mas todas as especialidades serão atendidas. Em breve, esperamos normalizar os atendimentos. O governo que cuida das pessoas chegou”, afirmou Vinicius.
O evento ainda contou com a presença do vice-prefeito Rogerinho, da secretária de Saúde, Paloma Libano, do presidente da Câmara, Danilo da Saúde, e do presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias de Marília, Irineu Gomes dos Santos. Vereadores, autoridades e servidores também estiveram na cerimônia.