O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), se reuniu na última terça-feira (28), na capital paulista, com o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Durante o encontro, foram discutidos temas importantes para a cidade, como a necessidade de mais investimentos, o aprimoramento do planejamento de segurança e melhorias na infraestrutura local, além da implementação de novos projetos na área de segurança pública.
“Aproveitamos a reunião, na sede da Secretaria de Segurança Pública, para solicitar um reforço nas ações da Polícia Militar em Marília, além de mais investimentos em tecnologias, como a aquisição de câmeras para videomonitoramento e a implantação do projeto Atividade Delegada. A segurança pública é uma das principais preocupações da nossa administração”, destacou Vinicius Camarinha.
O prefeito também ressaltou que o bom relacionamento com o Governo do Estado facilita a liberação de novos projetos e recursos financeiros para o setor. “Antes de assumir a prefeitura, quando ainda estava na Assembleia Legislativa, sempre fui bem recebido pelo secretário Guilherme Derrite e pelo governador Tarcísio de Freitas. Por isso, fiz o pedido para restabelecer o comando da Polícia Militar e da Polícia Civil em Marília. Acreditamos que teremos boas notícias nos próximos dias”, afirmou Vinicius.
Durante seu mandato de deputado estadual, Vinicius Camarinha já articulava, junto ao Estado, a volta do Comando da PM na cidade, que foi perdido em 2000. De acordo com Vinicius, Marília possui um efetivo importante, é cidade de referência regional e a vinda significaria um avanço significativo no combate à criminalidade. “Com o Comando de Polícia Militar do Interior, viriam investimentos no efetivo, viaturas, armas e equipamentos”.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o secretário Derrite anuncia que deverá marcar presença em Marília no próximo dia 14 de fevereiro, para inauguração do novo prédio da radioterapia da Santa Casa. “Quando fui deputado consegui ajudar na construção do novo prédio da Santa Casa e devo estar presente na inauguração”, disse o secretário.
PROJETOS /A Atividade Delegada é um programa da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que disponibiliza policiais militares para atuar em áreas e funções específicas durante horários de folga. Isso inclui o policiamento ostensivo em pontos de grande circulação, como áreas comerciais e centros urbanos, além do patrulhamento em locais com maior incidência de crimes. Tudo isso sob a coordenação e supervisão da Secretaria de Segurança Pública.
Já o videomonitoramento é uma estratégia de segurança pública que utiliza câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos da cidade, como praças, ruas, avenidas e áreas de grande movimentação, como em cidades como Bauru, Ribeirão Preto e Piracicaba. O objetivo principal é melhorar a segurança, prevenir crimes e auxiliar na identificação de suspeitos ou na resolução de investigações.