Com o objetivo de avançar na qualidade da educação pública em Pompeia, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação esteve em Maracaju, no Mato Grosso do Sul, para conhecer de perto a filosofia educacional Profound Learning, idealizada pelo canadense Tom Rudmik e implementada com sucesso na rede municipal daquele município.
A comitiva contou com Claudine da Rocha Pinheiro Bezerra, Márcia Regina das Neves Ferreira Vinholo, Raquel Pereira Relvas, Luciana Cássia Capel e Rosana Hilsdorf, acompanhadas pelo Sr. Ivan Lyo Shiozawa, da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.
Durante a visita, o grupo teve a oportunidade de dialogar com professores, estudantes, servidores e a equipe técnica da Secretaria de Educação de Maracaju, conhecendo os desafios, estratégias e resultados da adoção do novo modelo de ensino.
Para a secretária de Educação, Claudine Pinheiro, a experiência amplia as possibilidades para o município de Pompeia. “Essa troca foi extremamente enriquecedora. A partir do que vimos e ouvimos, podemos avaliar de forma responsável a possibilidade de implementar essa filosofia em nossa rede, adaptando à nossa realidade e aos nossos alunos”, destacou a secretária.
O prefeito Diogo Ceschim reforçou que iniciativas como essa fortalecem o compromisso da gestão com a inovação e o desenvolvimento humano. “Investir na formação de nossas equipes e buscar referências de sucesso é essencial para garantir uma educação pública cada vez mais qualificada. Queremos transformar a vida dos nossos estudantes e oferecer oportunidades reais para o futuro”, ressaltou.
A filosofia Profound Learning já é aplicada no Colégio Shunji Nishimura, em Pompeia, e a expectativa é que a experiência sirva de base para a elaboração de um plano de implantação que valorize as especificidades do município.