A SES (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou dados de atendimentos ambulatoriais decorrentes de acidentes domésticos no estado. A região de Marília, que compreende 62 municípios, registrou um aumento das ocorrências envolvendo crianças menores de 12 anos.
As informações demonstram que, em 2023, foram 179 atendimentos ambulatoriais e 88 por queda, um total de 267 ocorrências, em toda abrangência da DRS (Departamento Regional de Saúde) de Marília.
O crescimento no número de atendimentos é sentido se comparado ao ano anterior, com alta de 37,6%. Em 2022, foram contabilizados 98 atendimentos ambulatoriais e 96 internações por queda, totalizando 194 casos.
Outro importante dado disponibilizado pela SES é em relação às ocorrências decorrentes de afogamentos. Em 2023, houve uma internação, mas nenhum registro de atendimento ambulatorial. No ano anterior, não houve internações nem atendimentos.
Os casos de queimaduras demonstram que, em 2023, não se registrou nenhum atendimento ambulatorial e somente duas internações. Já em relação a 2022, para este tipo de ocorrência, foram somados dois atendimentos ambulatoriais e três internações.
Para registros de intoxicação, houve quatro atendimentos ambulatoriais e três internações, número menor se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 16 atendimentos ambulatoriais e nenhuma internação.
Os mesmos dados abrangem todo o estado e demonstra que houve um aumento de 84,5% nos atendimentos e internações que aconteceram durante as férias escolares e em casa. Sendo 969 em 2023 e 525 em janeiro e julho de 2022.