Adolescentes e jovens podem se inscrever em cursos profissionalizantes e de graça

Estão abertas as inscrições para 15 mil vagas em cursos de graça de qualificação profissional de jovens de 16 a 24 anos com ensino fundamental completo que buscam oportunidade no mercado de trabalho.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, as capacitações foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e abrangem as seguintes áreas: tecnologia da informação; gestão e negócios; produção cultural e design; automotivo e saúde.

De acordo com o Ibge (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2022, cerca de 30,9% da população jovem do estado estavam desocupados ou em emprego informal, sem formação mínima para acessar o setor produtivo.

As 25 opções de cursos têm duração de 120 horas e poderão ser realizadas ao longo de quatro meses no formato presencial ou remoto, com aulas ao vivo. As aulas presenciais serão feitas em escolas técnicas, como as unidades de Etecs e Fatecs.

Para Vera Cruz, apesar da cidade ter a Escola Técnica Paulo Guerreiro Franco, na área rural, foram disponibilizados apenas cursos do ensino a distância.

Os interessados devem realizar um cadastro pela internet, selecionar o curso desejado no site e responder a um questionário vocacional. Não será feito processo seletivo.

A comunicação com os inscritos é realizada por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site. As aulas têm previsão de início em setembro.

Leia também