A Câmara Municipal de Marília aprovou, e o prefeito Vinicius Almeida Camarinha sancionou, a Lei Ordinária nº 9233, que declara o Aeroclube Municipal de Marília como Patrimônio Cultural do município. A lei, sancionada no dia 27 de março de 2025, visa preservar um dos símbolos mais importantes para a história da aviação local e regional.
O Aeroclube Municipal de Marília, que desempenha um papel fundamental na formação de aviadores e na promoção de atividades relacionadas à aviação, turismo e educação aeronáutica, agora tem seu valor histórico, cultural, educacional e social oficialmente reconhecido. Segundo a lei, o aeroclube é um “símbolo relevante para a história e o desenvolvimento da aviação local e regional”.
O tombamento implica na preservação, conservação e proteção do espaço, garantindo que nenhuma modificação prejudique seus aspectos arquitetônicos e culturais. Qualquer intervenção no aeroclube, de acordo com a nova legislação, deverá ser aprovada pelo Conselho Municipal da Cultura e de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico de Marília.
A administração do Aeroclube continuará sob a responsabilidade da entidade atual, mas com o compromisso de manter o espaço de acordo com os princípios de preservação do patrimônio cultural, promovendo também o ensino, treinamento e lazer relacionados à aviação.
Além disso, a lei autoriza a criação de um Programa de Conservação e Valorização do Aeroclube, que contará com recursos de esferas municipais, estaduais e federais, bem como parcerias com o setor privado, com o objetivo de garantir a preservação do patrimônio e fomentar atividades culturais e educacionais.
A Lei Ordinária também veda qualquer tipo de alienação, destruição ou descaracterização do Aeroclube Municipal, assegurando sua preservação como um patrimônio cultural da cidade.
Para a comunidade mariliense, o tombamento do Aeroclube representa um fortalecimento do reconhecimento e da valorização da aviação como parte da história do município. A medida também visa atrair mais investimentos e turistas interessados nas atividades relacionadas à aviação, além de promover a integração da população com o setor.