Alerta para queimadas em linhas de transmissão de energia elétrica

A concessionária que administra a transmissão de energia em Pompeia e região, a CPFL Paulista, está em alerta com casos de queimadas que possam interromper o fornecimento elétrico durante este período de estiagem e vegetação seca.

Somente nos seis primeiros meses de 2023, os incêndios já provocaram 16 ocorrências que prejudicaram os moradores da região. Esse número já é 60% maior do que os registrados no ano passado inteiro, quando 10 casos deixaram clientes sem o fornecimento de energia.

Ocorre que no primeiro semestre de 2022 não houve acidentes com queimadas que atingiram linhas de transmissão em Pompeia e região. O levantamento, feito pelo Centro de Operações da CPFL Paulista, considerou interferências provocadas na rede de distribuição por incêndios de todas as proporções, em área urbana ou rural.

Segundo o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL, Marcos Victor Lopes, muitas vezes esses incêndios têm origem criminosa ou são causados pelo uso do fogo como método de limpeza em alguns cultivos.

“Uma queimada mal controlada para atividades agrícolas também pode colocar em risco o fornecimento de energia, provocando prejuízos.”

A concessionária alerta que não é necessário que as chamas alcancem os cabos de energia para causarem interferências ou danos na rede elétrica.

O calor do fogo pode provocar curtos-circuitos, acionar os sistemas de proteção do sistema e desligar as linhas ou até romper a fiação, interrompendo o fornecimento.

Leia também