sexta-feira, 21
de
março
de
2025
⛅ 19°C

Após habilitação de projetos, Aldir Blanc injetará R$ 1,6 mi na economia

Complexo Cultural Braz Alécio, em Marília. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, divulgou os projetos habilitados nos três editais da Política Nacional Aldir Blanc. Juntos, os trabalhos injetarão R$ 1,6 milhão na cultura e economia criativa da cidade, possibilitando geração de emprego e renda para centenas de pessoas.

A PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) visa promover o desenvolvimento cultural em todos os Estados, Municípios e no Distrito Federal. Em Marília, ao todo, foram apresentadas 422 propostas distribuídas da seguinte forma: 19 no Edital de Premiação Pontos e Pontões de Cultura; 77 no Edital de Premiação a Agentes Culturais e 326 no Edital de Fomento a Ações Culturais.

Os projetos aprovados foram publicados no último sábado (22) e podem ser consultados no site da Cultura (https://cultura.marilia.sp.gov.br/-inscricoes-encerradas/).

“Estamos empenhados para dar celeridade ao processo, e esperamos concluir tudo o mais rápido possível. Foram habilitados projetos de muita qualidade, que proporcionarão muita arte e cultura de forma gratuita para a população”, destaca a secretária municipal da Cultura, Taís Monteiro.

Para o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), todos os recursos disponíveis pelo Estado ou pelo Governo Federal deverão ser buscados. “Precisamos de investimentos nas mais diversas áreas, inclusive na Cultura. Nossos secretários estão empenhados em encontrar soluções, parcerias e projetos para melhorar nossa cidade. A Lei Aldir Blanc vai proporcionar geração de renda e emprego, além de fomentar a criação e circulação artística em nossa cidade. As pessoas terão opções de cultura e lazer”, comenta.

A próxima etapa será o envio da Lei de adequação orçamentária LOA – 2025 à Câmara, que possibilitará o pagamento para os proponentes; e, posteriormente, a convocação dos responsáveis pela secretaria para a assinatura dos termos, e início dos pagamentos nas próximas semanas.

Leia também