quarta-feira, 5
de
fevereiro
de
2025
🌞 21°C

Atletas da região de Marília disputam as Paralimpíadas Escolares 2024

Medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris, Alana Maldonado já participou da competição - Foto: Alexandre Schneider/CPB

Tiveram início nesta segunda-feira (25), no CTPB (Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro), em São Paulo, as Paralimpíadas Escolares 2024. O evento, considerado o maior do gênero no país, reúne jovens de 11 a 18 anos de escolas públicas, particulares e entidades, representando os 26 estados e o Distrito Federal. A delegação paulista, com mais de 300 atletas, conta com 15 representantes das regiões de Marília e Bauru, sendo dois de Jaú, quatro de Marília e dez de Bauru.

Além dos atletas, a equipe do estado de São Paulo é composta por cerca de 93 profissionais, entre técnicos, fisioterapeutas e guias. A competição, coordenada pela SEDPcD (Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência), contempla 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, futebol PC (Paralisia Cerebral), goalball, judô, halterofilismo, parabadminton, natação, vôlei sentado, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

“São Paulo se destaca como a grande potência do esporte paralímpico escolar, conquistando os últimos oito títulos consecutivos. Este resultado denota a importância de ações do Governo de SP que expandem o alcance do paradesporto, como o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, que capacita profissionais de educação física em todo o Estado”, avaliou o secretário Marcos da Costa, que esteve em Marília em outubro para oferecer treinamento técnico, teórico e prático em paradesporto aos professores de educação física.

Entre os atletas que já passaram pelas Paralimpíadas Escolares estão a judoca Alana Maldonado, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, e Leomon Moreno, bronze no goalball, ambos integrantes do Time São Paulo Paralímpico.

Leia também