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Audiência debate impacto ambiental do anel viário de Pompeia em janeiro

Ilustração do Contorno de Pompeia em estudo; obras começam em 2029 - Foto: Reprodução/Internet

O Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) divulgou convocação para audiência pública que vai debater o impacto ambiental do anel viário de Pompeia-Paulópolis, que tem previsão de início das obras em 2029. A audiência será realizada no dia 22 de janeiro, às 17h, e a concessionária da SP-294 (Comandante João Ribeiro de Barros), a Eixo-SP, vai apresentar o EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente).

Segundo a convocação, a audiência ocorre no auditório inferior do Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura, na avenida Floriano Peixoto, 333. “As inscrições para participação dos interessados serão feitas presencialmente a partir das 16h do dia da audiência pública, na recepção do local do evento”, destaca. Ela também será transmitida pela Youtube (youtube.com/@semilsp).

O EIA/Rima estará disponível para consulta na recepção da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia em dias úteis das 8h às 18h. A Fundação fica localizada na avenida Shunji Nishimura, 605. Também é possível ter acesso aos documentos no site da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Conforme os estudos, o investimento na construção do anel viário é de R$ 489,2 milhões, com prazo de execução de 13 meses. Ele terá 19 quilômetros de extensão, entre Pompeia e Paulópolis e a divisa com Quintana, a partir do trecho que compreende os quilômetros 476 mais 480 metros e 494 da SP-294. “A decisão por este traçado ocorreu em função de características físicas e ambientais do terreno, tendo em vista os atributos topográficos, geológicos e geotécnicos, assim como a cobertura vegetal. Além disso, o projeto teve como objetivo promover o mínimo de impacto acerca das desapropriações que serão realizadas”, diz o texto. Ao todo, 39 propriedades particulares serão afetadas pelo empreendimento e terão de ser desapropriadas.

Obra prevê três dispositivos de acesso e retorno em desnível

O projeto do anel viário de Pompeia priorizou a implantação de um canteiro central entre as pistas de rolamento, que serão quatro, duas em cada sentido da rodovia. Também estão previstos três dispositivos de acesso e retorno em desnível ao longo do traçado, sendo um em cada extremidade da SP-294 e um localizado na rodovia Tufic Baracat. A ideia é que estes dispositivos proporcionem maior segurança e conforto aos condutores. A largura dos acostamentos será de 2,5 metros.

Segundo o EIA/Rima, o volume diário médio de veículos neste trecho é de 19 mil. “Atualmente, a rodovia SP-294 possui pista simples e um acostamento de aproximadamente um metro, a qual atravessa a zona urbana de Pompeia. O projeto consiste em elaborar uma alternativa para desviar o fluxo da zona urbana do município para um anel viário, melhorando a mobilidade dos moradores de Pompeia, do distrito de Paulópolis e da região”, destaca o estudo.

Para a mão de obra para a implantação do anel viário, o documento aponta 450 funcionários. A velocidade permitida no trecho será de até 80km/h. A área a ser ocupada pelo empreendimento é de 166,95 hectares, sendo 157,11 hectares de desapropriação.

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