Banco de sangue abre aos domingos para os voluntários fazerem as doações

Hemocentro de Marília fica na região Sul; unidade vai funcionar em dois domingos. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Neste mês, em dois domingos, voluntários poderão fazer a doação de sangue no Hemocentro de Marília, que fica localizado ao lado do Fórum, na região Sul. Segundo a assessoria de imprensa do HC-Famema (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília), o funcionamento especial do banco de sangue vai ocorrer neste domingo, dia 3, e em 17 de março. O horário para as doações é das 7h às 12h.

O objetivo é dar a oportunidade àqueles que não conseguem contribuir com o Hemocentro em razão do expediente no trabalho, já que o funcionamento normal é de segunda-feira a sábado, das 7h às 13h. Além disso, a abertura é necessária em razão do avanço da dengue, pois em vários casos da doença é preciso realizar a transfusão de plaquetas, obtidas pelo sangue. “Nosso objetivo é aumentar o número de coleta de sangue, cadastrar mais doadores de medula óssea e ampliar a produção de hemocomponentes”, comenta no documento a médica Renata Baldissera, diretora do Hemocentro.

Desde o início do ano, o banco de sangue vem divulgando convocações para comparecimento de voluntários para doações, já que tem enfrentado dificuldades para manter estoques, principalmente dos tipos negativos.

Para a doação, é preciso ter de 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos) e apresentar documento oficial com foto. O Hemocentro fica na rua Lourival Freire, 240, no Fragata. Informações no (14) 3434-2541.

Leia também