Começou nesta semana, em Vera Cruz, a demolição do antigo barracão da Fepasa (Ferrovia Paulista), extinta empresa estatal de transporte ferroviário de passageiros e cargas do estado de São Paulo. O trabalho, iniciado na segunda-feira (16), tem como objetivo tentar resolver um problema crônico de segurança e saúde, já que a estrutura fica localizada às margens da linha férrea e é fonte de constantes reclamações da população por representar riscos aos moradores.
Segundo a administração municipal, a operação de desmanche da construção foi cuidadosamente planejada para garantir que ocorra de forma segura, minimizando os impactos para quem mora próximo ao local. Estão presentes no trabalho técnicos especializados no manuseio do guincho e servidores municipais para dar suporte à execução da tarefa.
O Executivo afirma que o prédio em ruínas é de responsabilidade da União e está abandonado há anos. No mês passado, o O DIA mostrou posicionamento da Prefeitura de Vera Cruz, através do procurador jurídico do município, Fábio Cassaro. “Em 20 de fevereiro deste ano, ingressamos com uma ação na Justiça Federal. Foi necessário recorrer à Justiça e, durante esse tempo, realizar tratativas com a União, que representa o imóvel, para verificar se havia interesse cultural ou histórico. Diante da negativa, nos comprometemos a demolir a estrutura com recursos próprios e dar a destinação adequada aos resíduos”, explicou o procurador. Após diversas diligências e vistorias técnicas realizadas pela SPU (Superintendência do Patrimônio da União) e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), foi confirmado que o imóvel, além de estar em ruínas, não possuía valor histórico ou cultural.
A administração informou que a retirada do barracão abrirá espaço para novas possibilidades, contribuindo para a revitalização urbana e o progresso de Vera Cruz, mas não afirmou como o local poderá ser reaproveitado.