quinta-feira, 14
de
novembro
de
2024
⛅ 17°C

Calendário de provas do Saresp começa hoje para mais de 300 alunos em Ubirajara

Escola Estadual Dr. Francisco de Paulo Abreu Sodre, em Ubirajara; Saresp começa hoje (Foto: Google)

A partir de hoje (13), os alunos da rede estadual de Ubirajara e também de outras cidades da região vão ter o aprendizado examinado pelo Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). De acordo com o último censo escolar, a cidade possui cinco unidades de ensino, sendo apenas uma administrada pelo Governo do Estado.

Participam do exame os estudantes de classes dos 2º ao 5º (anos iniciais) e do 6º ao 9º (anos finais) do ensino fundamental matriculados na rede estadual, além das municipais e particulares que manifestaram interesse e adesão prévios. Para os anos iniciais, o foco do Saresp é a avaliação dos conteúdos de língua portuguesa e matemática. Para os anos finais, desde o ano passado, o exame é mais abrangente e inclui as quatro áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).

Há diferenças também no formato de acordo com a etapa. Para alunos do 2º ao 5º ano, os estudantes respondem a questões em provas impressas. Para as classes do 6º ao 9º ano, o formato é 100% digital. A duração dos exames é de 3h30 e o horário de aplicação é o mesmo em que o aluno está matriculado.

Para estudantes do 9º ano, o Saresp também é fase seletiva do programa de intercâmbio Prontos pro Mundo. A partir do resultado na avaliação, os alunos serão selecionados para o curso intensivo de inglês online e preparatório para a prova que definirá os 1.000 intercambistas que viajarão em 2026. Durante o período fora do Brasil, os estudantes serão matriculados em escolas de ensino médio em países de língua inglesa e ficarão hospedados em casas de família.

Em Ubirajara, o último levantamento divulgado pelo portal de dados educacionais QEdu revela que são mais de 300 matrículas nos anos finais do ensino fundamental estadual (a maioria no sétimo ano) e quase 200 no ensino médio (com mais de 60 alunos no 1º ano).

Leia também