sexta-feira, 18
de
outubro
de
2024
☁️ 19°C

Câmara terá dez novos vereadores e sete são reeleitos; confira composição

Os eleitores de Marília escolheram, nesse domingo (6), 17 vereadores para compor a Câmara Municipal na próxima legislatura, a partir de 2025. Serão quatro cadeiras a mais do que o atual período, que conta com 13 parlamentares. Sete candidatos conseguiram se reeleger.

A mais votada foi Fabiana Camarinha, do Pode (Podemos), com 4.281 votos. Ela é madrasta do prefeito eleito em Marília, Vinicius Camarinha, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), que recebeu 54,73% dos votos válidos para comandar o Executivo (leia mais na página 8).

Guilherme Bks Burcão, do DC (Democracia Cristã), foi o segundo mais escolhido pelos eleitores e recebeu 3.420 votos. Completam a lista: Agente Federal Junior Féfin, do União (União Brasil), teve 2.657 votos; Danilo da Saúde, do PSDB, conquistou 2.409 votos; Engenheiro Nardi, do Cidadania, recebeu 2.070 votos; Thiaguinho, do PP (Progressistas), somou 2.042 votos; Dr. Elio Ajeka, também do PP, teve 1.974 votos; Vania Ramos, do Republicanos, alcançou 1.945 votos; Professora Daniela, do PL (Partido Liberal), conquistou 1.875 votos; Marcos Custodio, do PSDB, recebeu 1.800 votos; Professor Galdino da Unimar, do Cidadania, foi o escolhido por 1.752 eleitores; Delegado Damasceno, do PL, somou 1.621 votos; João do Bar, do PSD (Partido Social Democrático), teve 1.553 votos; Delegada Rossana Camacho, também do PSD, recebeu 1.436 votos; Batata Corredato, do PP, alcançou 1.411 votos; Chico do Açougue, do Avante, conquistou 1.294 votos; e Mauro Cruz, do SD (Solidariedade), foi o escolhido por  1.146 eleitores.

Ainda sobre os mais votados, não foram todos os candidatos com preferências nas urnas que conseguiram um lugar na Casa de Leis. Cícero do Ceasa, do PL (1.377 votos), Albuquerque, do Pode (1.291 votos) e Joel Rocha, do PP (1.279 votos), Rodrigo de Oliveira, do Avante (1.258 votos) e De Maradona, também do Avante (1.149 votos), foram selecionados nas seções mais vezes que alguns concorrentes, mas acabaram como suplentes. Já Evandro Galete, do PSB (2.454 votos), Isis Flor, do Psol (1.130 votos) e Victor do Marília ao Contrário, do PRD (1.069 votos) ficaram de fora.

Isso acontece devido às regras do sistema proporcional das eleições. Para o cargo de vereador, os eleitos são definidos por meio de critérios de classificação, que têm como base os cálculos do quociente eleitoral e do quociente partidário, além da sobra, que é distribuída utilizando o cálculo da média de votação.

Entre os rostos conhecidos dos marilienses, Danilo da Saúde, Dr. Elio Ajeka, Marcos Custódio, Agente Federal Junior Féfin, Professora Daniela e Vânia Ramos foram reeleitos no Legislativo, o que representa 46% da atual legislatura municipal.

PARTIDOS

A Federação PSDB/Cidadania, cujo atual líder é o prefeito eleito Vinicius Camarinha, possuirá a maior representatividade partidária em 2025, com quatro cadeiras conquistadas (23,52%), com os candidatos Danilo da Saúde (PSDB), Engenheiro Nardi (Cidadania), Marcos Custodio (PSDB) e Professor Galdino da Unimar (Cidadania).

Em seguida, o PP (Progressistas) ocupará três lugares (17,65%), com Thiaguinho, Dr. Elio Ajeka e Batata Corredato.

Serão mais duas cadeiras (11,76%) para o PL (Partido Liberal), com Professora Daniela e Delegado Damasceno, e outras duas (11,76%) para o PSD (Partido Social Democrático), com João do Bar e Rossana Camacho.

Avante, Solidariedade, Republicanos, Democracia Cristã, União Brasil e Podemos terão uma cadeira cada (5,88%), respectivamente com Chico do Açougue, Mauro Cruz, Vania Ramos, Guilherme Bks Burcão, Agente Federal Junior Féfin e Fabiana Camarinha.

Desta forma, o prefeito eleito para mandato que começa em 2025 terá, a princípio, a maioria da Câmara a seu favor, já que grande parte dos partidos fizeram parte da coligação que o elegeu, a “Marília que Cuida”, composta por PP, MDB, Podemos, PSD, Cidadania, PSDB, Avante e Solidariedade. Neste sentido, ao menos 12 parlamentares deverão compor a base governamentista no Legislativo.

Leia também